top of page

Dicas que te ajudam a controlar o Ciúme

Atualizado: 16 de mar. de 2022


O CIÚME é um sentimento comum, porém seu excesso pode atrapalhar e muito os seus relacionamentos, pensando nisso separei algumas dicas para te ajudar a lidar melhor com ele.

  • MOTIVOS

Encontre os reais motivos do ciúme, compreender a fonte é o primeiro passo para que você possa trabalhar esse sentimento. Questione seu ciúme, existe motivo para esse sentimento?

  • CONFIANÇA.

Fortaleça a confiança na relação, pois muitas vezes o ciúme pode estar relacionado a falta de confiança no relacionamento. Quando não confiamos no parceiro ou não nos sentimos seguros na relação esse sentimento pode ganhar força e prejudicar o relacionamento.

  • ️DIÁLOGO

Aqui é um dos pontos fundamentais de um relacionamento: Dialogar. Comunique ao outro como você se sente, dê a oportunidade do outro compreender o que se passa com você e como ele pode te ajudar a superar e a lidar melhor com esse sentimento. É importante buscar soluções juntos.

  • ️Cuide da sua AUTOESTIMA.

Um dos principais motivos de sentir-se inseguro na relação é a baixa percepção positiva de si mesmo, o medo que o outro veja suas fraquezas e por isso o engane acaba prejudicando o discernimento, fazendo com que você veja ameaças onde não existe. Então fortaleça sua autoestima, cuidar de você é cuidar do seu relacionamento.

  • ️Tenha momentos só SEUS.

É importante para um relacionamento saudável que cada um tenha seus momentos sem o outro. Nem sempre o casal gosta das mesmas coisas, mas isso não é motivos para deixar de fazer o que se gosta, pratique seus hobbies ️sozinho ou com amigos e estimule seu parceiro a fazer o mesmo, assim cada um tem momentos fora da relação.

  • Faça Psicoterapia

Caso o CIÚME esteja prejudicando seus relacionamentos busque ajuda. A psicoterapia pode te ajudar com o autoconhecimento, assim você poderá compreender melhor de onde vem esse sentimento, possibilitando uma real mudança. Psicoterapia melhora autoestima, autonomia, fortalece o psiquismo e te ajuda no controle emocional.

  • 👩Deníria Raulino de Freitas - Psicóloga Clínica - CRP 11/17515

 
 
 

Comments


bottom of page